Prefeitura Municipal de Jurema do Piauí

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

Aspectos Históricos

Jurema do Piauí nos seus primórdios era habitada pelos índios da nação Tapuios que seu redor aqui viviam desfrutando os prazeres que a natureza ao seu redor podia oferecer. É uma história que a princípios se confunde com a própria história do Brasil que também teve como seus primeiros habitantes os índios. PASSANDO O PERÍODO PRÉ-COLONIAL, e também todo o Período Colonial sem a presença de nenhum homem branco, já no Período Imperial  chegaram aqui na região os primeiros habitantes não Indígenas: O Coronel  José Dias Soares em 1913 na Lagoa dos Caracóis hoje Caracol -PI, e o Coronel MANOEL RIBEIRO SOARES que situou a Fazenda Tamanduá em 1815 atual Anísio de Abreu- PI, foi só cerca de 20 anos depois que chegou o primeiro morador de Jurema JOSÉ VALÉRIO PAES RIBEIRO que segundo informações meio desencontradas casou-se com a filha do Coronel Manoel Ribeiro Soares veio para cá por volta de 1835 para criar gado às margens do Rio Piauí. Em seguida chegaram outros moradores ilustres tais como: VEREDIANO BERNARDES, ANTERO GOMES, CHIQUINHO DA SILVA que foi um dos primeiros Delegados Conselheiros com eram chamados os Delegados que não usavam farda, eram apenas nomeados – sempre houve desde o princípio enfrentamento com os índios que com armas fracas sempre levaram a pior contra as armas de fogo dos coronéis e seus homens (Aventureiros vindos de outras Capitanias do Nordeste como: PERNAMBUCO, CEARÁ, RIO DE BAIXO ou seja da Bahia e outros lugares).

O primeiro nome dado ao lugar foi Lagoa do Bonsucesso, porém seu nome foi mudado para Jurema que por pelo que consta um comerciante local capturou uma bela índia chamada Jurema batizada assim por ele, o comerciante BERTO LAMEU. Contam que a beleza de JUREMA era de dar inveja à própria IRACEMA, a Virgem dos lábios de mel do romance de José de Alencar. Todos que viam a índia Jurema se apaixonavam e se admiravam de sua beleza. Não foram poucas as propostas milionárias para a época que Berto Lameu recusou de compra da Jovem índia da parte de todos os Coronéis daqui e toda a região.

Porém num dia infeliz a índia adoeceu e veio a falecer, no próprio velório todos os Coronéis por combinação toparam mudar o nome da Vila de Bonsucesso para Vila de Jurema em homenagem à bela índia Jurema.

Jurema – PI, localiza-se no estado do Piauí e faz parte do Semiárido. Foi criado pela Lei 4680 de 26/01/1994 e instalado em 01/01/1997, sendo sua área proveniente dos municípios de Anísio de Abreu e Caracol.  O município é formado somente pelo distrito-sede.

O processo de urbanização da cidade foi acelerando a partir de 01 de janeiro de 1997 com a instalação de cidade e avanço econômico de parte da população, cujas demandas socioculturais ajudam a modificar sensivelmente o perfil da cidade.